quinta-feira, 17 de julho de 2008

Julho da Dança

Não se pode reclamar da falta de atividades relacionadas à dança no mês de julho em Porto Alegre.
A agenda está repleta de espetáculos, sem falar em dois eventos realizados no Sesc que trarão profissionais de renome local e nacional para discutir, debater e ministrar oficinas .
Estes dois eventos são: “Diálogos da Dança” e o Condança”.
Sábado passado, dia 05 de julho, aconteceu a abertura do primeiro evento citado acima com a palestra de Dulce Aquino às 18hrs no café do Sesc: "O avanço da dança e as políticas públicas no Brasil".
Cheguei apressada no local pois estava um pouco atrasada. Imaginava encontrar o café repleto de colegas bailarinos e pessoas ligadas à dança para assistir a palestra da professora Dra. Dulce Aquino da Escola de Dança da UFBA - Bahia. Para minha surpresa, havia apenas 4 pessoas no recinto. A palestra não havia começado. Senti um certo desânimo, afinal, era um evento para ser prestigiado pela classe. Pelo menos, assim eu pensava.
A palestrante não se abalou com o pequeno número na platéia, que no seu decorrer subiu para 8 pessoas. Cheia de energia, Dulce falou sobre os avanços da dança no cenário nacional. Representante da dança no Conselho Nacional de Cultura, sua fala se ateve principalmente às políticas públicas e à luta da classe da dança em construir cada vez mais a sua identidade se consolidando como uma força artística em nosso país.
Como um dos principais avanços por ela citados, está uma pesquisa realizada pelo IBGE que apontou a representatividade das diferentes linguagens artísticas no Brasil. Para a sua surpresa, a dança apareceu somente atrás do artesanato, ficando em segundo lugar. A pesquisa também apontou a existência de grupos de dança organizados em 56% dos municípios brasileiros. A descoberta deste numero só foi possível, disse ela, porque houve nesta pesquisa uma separação entre as diferentes áreas das chamadas “artes cênicas”, ou seja, a dança foi separada do teatro. A não subjugação da dança pelo teatro, de acordo com a palestrante, permite um melhor estudo da natureza da realidade da dança e das suas especificidades.
Outro avanço comentado por Aquino foi um evento recentemente ocorrido em Salvador, o I Encontro de Pesquisadores em Dança. O objetivo é estimular a produção de trabalhos e pesquisas acadêmicas na área da dança nos cursos em universidades do país. Um total de 174 trabalhos foram enviados ao Encontro, que considerou este um número bastante positivo e surpreendente.
Por fim, Dulce Aquino parabenizou o Sesc RS por sua iniciativa em investir em eventos relacionados à dança, tornando-se, assim, um valioso parceiro.

Seguindo o roteiro de atividades deste mês, dia 09 de julho ocorreu o coquetel de abertura do Condança, que tem a curadoria de Maria Waleska Van Helden e como tema "Diálogos, Hibridismo e Mestiçagem." O Condança também oferecerá uma residência em vídeo-dança entre os dias 14 e 17 de julho.

O MEME estará marcando presença nos dois eventos. Próximo dia 19 de julho, o espetáculo BU: Um olhar adulto sobre a criança que há em nós" será apresentado dentro da programação de "Diálogos da Dança".



No Condança, Paulo Guimarães, diretor do MEME, participará de 3 mesas-redondas nos dias 10 de julho "Hibridização e Processos de Criação na História do RS", 12 de julho "Hibridização e Processos de Criação no RS", partes 1 e 2.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mostra Sesc Diálogos da Dança
Uma ação cultural para colocar a dança em discussão, unindo artistas locais e convidados de outros estados para debater políticas, formação e a produção atual da Dança Contemporânea.

Durante a mostra, o Grupo Meme apresenta o Espetáculo BU! Um olhar adulto sobre a criança que há em nós:


Bu!!! A interjeição utilizada para assustar alguém implica um jogo. O jogo de quem quer surpreender. O jogo de quem é surpreendido ou finge surpreendido, o que torna o jogo mais interessante ainda, pela cumplicidade e possibilidade de representação, do “faz de conta”. No universo adulto isso tantas vezes deixa de acontecer. Imagina surpreender-se com um previsível e prosaico “Bu”? O MEME Grupo de Pesquisa do Movimento implode as falsas estruturas do mundo da dita maturidade e investe na possibilidade deste jogo acontecer.


PROGRAMAÇÃO

Espetáculos

Folias Felinianas
(Grupo Experimental de Dança da Cidade - POA)
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 20h

Alice
(Grupo Gaia - POA)
Local: Cine Theatro Ypiranga (Av. Cristóvão Colombo, 772)
Horário: 20h

Um Corpo bem de Perto
(de Luciana Paludo – POA)
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 20h

BU - um olhar adulto sobre a criança que há em nós
(MEME Grupo de Pesquisa do Movimento – POA)
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 20h

Chão
(com Robson Duarte – direção Jessé Oliveira – POA)
Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 20h

Os convidados e suas críticas:

Dulce Aquino e Alejandro Ahmed assistirão aos espetáculos da programação e produzirão críticas, que serão publicadas no site www.sesc-rs.com.br/artesesc. Esta iniciativa vem ao encontro das diversas ações que o SESC vem desenvolvendo no ano de 2008 com foco na crítica de teatro e dança, no intuito de fomentar a produção de críticas bem como qualificar os interessados na área. Entretanto a proposta desta discussão vai além de um simples incentivo, mas propõe-se a questionar a importância do Crítico de arte na atualidade, sua relevância, o espaço destinado a sua produção bem como a forma de recepção do leitor.

Desenvolvimento artístico e cultural:

Encontro de Cultura com Dulce Aquino (Professora Doutora da Escola de Dança da UFBA - Bahia)
Local: Café Concerto (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 18h

"Percepção Física" Worshop com Alejandro Ahmed (diretor e coreógrafo do Grupo Cena 11 – SC) e Mariana Romagnani (Bailarina do Grupo Cena 11)
Local: Sala DAC (Av. Alberto Bins, 665 – 3º
andar)
Horário: das 14h às 16h

Encontro de Cultura com Alejandro Ahmed (diretor e coreógrafo do Grupo Cena 11 – SC)
Local: Café Concerto (Av. Alberto Bins, 665 – 2º andar)
Horário: 18h