segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Festival Internacional de Dança Mesa Verde

De 15 a 22 de novembro teremos, em Porto Alegre, o Festival Internacional de Dança Mesa Verde, trazendo à cidade uma vasta programação dentre espetáculos, debates e oficinas. O Grupo Meme tem o prazer de participar deste evento com o trabalho Acessos.
Segue abaixo o link para o site do Festival e transcrição da apresentação do Festival, por seus organizadores.
"O público de Porto Alegre, durante oito dias de novembro de 2009, será testemunha do nascimento de um festival internacional de dança contemporânea.
De início poderá estranhar seu nome, para depois entender o porquê desta escolha. Durante esses oito dias, vai acompanhar nos teatros da cidade e se deparar no seu cotidiano com espetáculos surpreendentes em sua diversidade e riqueza de linguagem.

Da mesma forma, os profissionais, estudantes, professores de dança, durante esses oito dias, poderão usufruir de um espaço de encontro que talvez tenha demorado a ser criado, tendo em vista o crescimento expressivo da dança contemporânea nas últimas décadas no Rio Grande do Sul.

O Festival Internacional de Dança Mesa Verde nasceu do desejo de intercâmbio de um núcleo, formado por artistas e profissionais ligados à arte e à cena gaúcha, que vem trabalhando junto há três anos e se organizou na Associação Cultural CENA21 – entidade sem fins lucrativos que aposta na capacidade dos artistas darem forma aos seus projetos e realizá-los; nasceu também da convicção de que um espaço como o do MESA VERDE (*) – com sua ênfase na dança teatral, mas aberto à diversidade das demais opções estéticas da dança contemporânea, pode sistematizar o diálogo e as confrontações temáticas e estéticas que são determinantes para o desenvolvimento e o fortalecimento desse segmento das artes cênicas no Rio Grande do Sul.

A intenção é tornar o MESA VERDE um encontro bienal, o que somente ocorrerá com o diálogo entre Companhias e a receptividade de agentes públicos e privados que compreendam e apóiem de forma continuada esta iniciativa – o que já ocorreu de forma expressiva e animadora nesta edição inaugural.

Os Organizadores
Porto Alegre, novembro de 2009.

(*) O título faz alusão à célebre criação do coreógrafo Kurt Jooss, de 1932, e que se tornou momento emblemático na história da dança-teatro."