quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DANÇA E PERFORMANCE

com Paulo Guimarães
de 7 a 16 de fevereiro, 20h30 às 22h30
terças e quintas

Investimento: R$ 129,00

A oficina tem como objetivo oportunizar vivências de experimentação artística ao colocar vários corpos num processo de reflexão, pesquisa e experimentação em dança e performance. A dança e a performance, através de suas características, convidam estes corpos a buscar o "estado da criação" e percepção do espaço que ocupam. Isto acontece quando o indivíduo se propõe a desterritorializar o corpo de suas subjetividades e a suportar a indeterminação.
Esta oficina também propõe como resultado um trabalho performático construído pelo grupo.


Inscrições através do fone 30192595 ou email centromeme@centromeme.com.br
 



 Paulo Guimarães, bailarino e coreógrafo, é coordenador do Meme - Centro Experimental do Movimento. Sua trajetória, envolvendo ensino e criação artística, iniciou no curso de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (1986) ao trabalhar com crianças da periferia na pesquisa "Resgate de Brincadeiras", que foi objeto de sua monografia de graduação. Como bailarino, possui formação em ballet clássico, jazz, contemporâneo, moderno, dança afro e dança-teatro, tendo como principais mestres Berenice Fuhro Souto, Susana D'Ávila, Tony Abbott, Henrique Rodovalho, Ivonice Sati, Denise Namura e Ancelmo Zolla. Integrou as companhias gaúchas Transforma, Muovere e Anette Lubisco, além de participação como bailarino convidado no espetáculo Caixa de Ilusões, de Eva Sc  hul com a Ânima Cia de Dança. Integrou ainda o elenco da Raça Cia de Dança, de São Paulo e da Quasar Cia. de Dança, de Goiânia. Entre 2002 e 2003, lecionou na Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Teatro e Musicoterapia.



INTRODUÇÃO A PERCUSSÃO ATRAVÉS DO CORPO


com Lucas Kinoshita
14 a 16 de fevereiro
terça, quarta e quinta
18h30 - 20h30 (6hs/aula)

Investimento: R$95,00

Lucas Kinoshita, ou Kino, ministrará o curso Introdução a percussão através do corpo nos dia 14, 15 e 16 de fevereiro no Meme. O baterista e percussionista abordará assuntos como música corporal, improvisação dirigida, pulso e compasso e como tocar instrumentos de percussão em geral, sempre partindo do corpo, nosso principal instrumento.
    A Música Corporal tem a intenção de revelar ao participante que a música não está nos intrumentos, mas sim em nós. A idéia é usar o nosso corpo como facilitador da aprendizagem dos ritmos abordados, mas principalmente como finalidade na busca de uma sonoridade que seja suficientemente agradável sem precisar fazer necessariamente o uso de instrumentos. Um exemplo e também uma inspiração é o grupo brasileiro de música corporal Barbatuques.
    Improvisação Dirigida segue uma nova tendência musical chamada soundpainting. Kino usará adaptações feitas de autores específicos que desenvolvem um trabalho através de senhas visuais pré combinadas. O exercício tem o principal objetivo de instigar a expressão musical espontânea de cada oficineiro. A principal referência nesse sentido é o argentino Santiago Vazquez e seu trabalho com o grupo de percussão La Bomba de tiempo.
    O curso é voltada para todas faixas etárias e não há pré requisitos. A ideia é propiciar um curso descontraído e que sirva tanto para professores de música como para professores em geral, dançarinos, atores ou a quem simplesmente se interesse pelo assunto e nunca praticou antes.


SERVIÇO

    OFICINA: Introdução à percussão através do corpo
    DATA: 14, 15 e 16/02/12 (terça, quarta e quinta)
    HORÁRIO: 18h30 - 20h30 (2h)
    VALOR: R$ 95,00 (o curso de 6h/aula)
    LOCAL: Mema - Lopo Gonçalves, 176
    INSCRIÇÕES: centromeme@centromeme.com.br / 3019 2595
    LIMITE DE VAGAS: 15


PROGRAMA

14/2 - Aquecimento e trabalho de “limpeza auditiva”
    - O corpo musical, pulso e compasso
    - A música do corpo fora do corpo - Vídeo: Stomp
    - Brincadeiras percussivas com corpo e percussão não convencional

15/2    - A música corporal, timbres e técnicas
    - Vídeo: Barbatuques
    - Tocando ritmos e grooves no corpo
    - Improvisando no corpo e nos intrumentos
    - Fusão corpo, música corporal e percussões
   
16/2    - Improvisação dirigida através de senhas pré combinadas
    - Vídeo/áudio: La Bomba de Tiempo
    - Técnicas de alguns instrumentos de percussão
    - Arranjo e execução percussiva de algumas músicas escolhidas pelo grupo

RELEASE KINO
    Formado em licenciatura em música pelo Instituto Metodista do Sul - IPA, Lucas Kinoshita é baterista, percussionista, tocador de sopapo e backing vocal. Kino foi diretor de trilha sonora e diretor de percussões do documentário O Grande Tambor (sobre o Sopapo) e faz parte do trabalho solo de Orestes Dornelles,  Richard Serraria, Giba-Giba e Lucio Salimen e Sonora Luz. Também faz parte das bandas Bataclã FC, Camerata Brasileira, Dissonasso, do trio Trem Imperial e do espetáculo Yakupampa. Fez parte do grupo de percussão corporal Batukatu e gravou Sopapo nos cds dos uruguayos Dany López, Sebastián Jantos, Damian Gularte e Javier Cardellino e dos brasileiros Richard Serraria, Bataclã FC, Marcelo Delacroix, Mário Falcão, dentre outros. Atuou como percussionista da peça teatral infantil Pipi Meia-Longa (vencedora do Prêmio Tibicuera 2007 em três categorias e indicada ao prêmio de melhor trilha sonora), como baterista no projeto infantil Zuando Som, no espetáculo circense Circo Teatro Girassol e ao lado de nomes como Angelo Primon e a espanhola Queyi.
    Como professor de bateria, percussão e musicaliação, trabalhou na escola Espaço de Criação Musical e no projeto Ouviravida-SESI música, em Gravataí, RS. Hoje é professor nas escola Cordas & Cordas e no Instituro Musical Verdi. Como produtor realizou a pré-produção da trilha sonora do documentário o Grande Tambor, no Tamborearte Estúdio Móvel, a co-produção do disco Pampas Esquema Novo (Richard Serraria), está produzindo o disco bailaDO (Orestes Dornelles) e junto da Tamborearte Produções realizou a 1ª Llamada Porto Alegre.

OFICINA DE ACROBACIA AÉREA PARA INICIANTES


















com Nanci Cravinho                                                                                                                        
Recém formada pela Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro, onde desenvolveu técnicas de trapézio simples, trapézio de ponto único e tecido e contorção.

Sobre as oficinas:
Iniciante /básico
Aparelhos a serem desenvolvidos:
trapézio simples
trapézio de ponto fixo e giro
tecido  para iniciante

A proposta é levar  o conhecimento inicial da técnica do trapézio estático (fixo), com exercícios preparatórios de força e criação de movimentos de uma forma livre e dinâmica. Aliado a uma adequada preparação corporal (condicionamento específico) para a prática dos aéreos.
As oficinas de acrobacia aérea serão direcionadas para pessoas que estão em um nível iniciante ou básico. Sendo assim aqueles que nunca tiveram contato com os aparelhos podem ter a oportunidade de experimentar sua prática, e aqueles que já tiveram contato podem aprimorar suas técnicas.

A oficina consiste em três etapas:
adaptação corporal e adaptação do aparelho (trapézio)
preparação física para desenvolvimento das acrobacias aéreas
desenvolvimento de uma  performance no aparelho escolhido.

Valor: R$180,00
Inscrições feitas até 1º de fevereiro: R$160,00
Período da Oficina: 6, 8, 10, 13, 15 e 17 de fevereiro das 20:30 às 22:30
Faixa etária:  a partir dos 16 anos.
Inscrições no MEME através do fone 30192595 ou centromeme@centromeme.com.br


INTRODUÇÃO AO TANGO DE SALÃO



com Elisa Hoffmann
bailarina e professora de Tango
Ex- bailarina da Tanguera Estudio de Danza

6 a 8 de fevereiro – segunda a quarta
18h30 às 20h30
Investimento:
Individual: R$ 80
Casal: R$150


O Tango contagia a alma através de sua música e de seus bailarinos que deslizam sensualmente pelo salão, nos transportando ao seu efervescente e mágico berço, Buenos Aires, onde encontra sua maior identidade.
Nas aulas poderás aprender a bailar o tango tradicional, esse ritmo porteño emprestado por nuestros hermanos, com técnicas de condução e usos dos conceitos de bases de deslocamento, ochos, cortes, sacadas, postura corporal, placement no salão, noções musicais e figuras iniciais.

Objetivos: aprender a dançar tango de salão, proporcionar o conhecimento da cultura argentina através da dança e assim favorecer o interesse pelos demais aspectos culturais do berço do tango.

Conteúdos:
Técnica de dança/tango para a dama e o cavalheiro
Atitude e técnicas de condução
Bases de deslocamento
Caminhadas I
Postura corporal
Como se mover na pista
Figuras iniciais