terça-feira, 29 de maio de 2012

Zé da Terreira e Mário Falcão


INVESTIGAÇÃO DA POSSIBILIDADE
Todos os sábados de junho às 20h30min
MEME - Santo de Casa Estação Cultural
Rua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa




Zé da Terreira e Mário Falcão apresentam o show INVESTIGAÇÃO DA POSSIBILIDADE no MEME Santo de Casa Estação Cultural. Dividido em três partes: voz e violão, onde Mário Falcão apresenta músicas do CD que está lançando, outra com o Zé da Terreira mostrando canções da MPB em performances solo. E para fechar com chave de ouro, músicas apresentadas pela dupla, utilizando violão, voz e percussão.

A cada edição, o projeto terá convidados especiais:
02 - Alexandre Vieira | 09 - Zé Ramos | 16 - Lucas Kinoshita
23 - Johann Alex de Souza e a atriz Ana Fuão | 30 - Sebastián Jantos (Uruguai)

Zé da Terreira possui vasto currículo, realizado um trabalho inigualável como ator e cantor, principalmente na modalidade do teatro de rua. Neste campo de ação, trabalhou com os grupos Tá na Rua, do Rio de Janeiro, e com os porto-alegrenses Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e Grupo de Teatro Oficina Perna de Pau. Sempre acompanhado do maracanã, seu instrumento de percussão mais freqüente, possui experiência como oficineiro, mostrando sua arte em centros comunitários e, na Escola Porto Alegre, para meninos de rua. Atuou também em várias produções cinematográficas e especiais para a TV. A música sempre foi arte determinante na carreira de José Carlos Peixoto. Nos anos em que viveu no Rio de Janeiro, por exemplo, participou como cantor no Festival Universitário de Música Brasileira e no antológico programa de calouros do Chacrinha. Lá recebeu prêmios e um convite para integrar o elenco da primeira montagem brasileira da ópera-rock (e hippie) Hair. Em Porto Alegre, montou os shows Césio 137, que fez temporada no antigo espaço da Terreira da Tribo (na Cidade Baixa); Tiro ao Álvaro, com músicas de Adoniran Barbosa; e África-Brasil, este com apresentações ao ar livre, em espaços como o Largo Glênio Perez, a Usina do Gasômetro, a quadra da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina e a Esplanada da Restinga. Com Caio Gomes mostrou músicas de Noel Rosa, no show Conversa de Botequim. Ainda em seu currículo, constam as participações, como cantor/ator nas peças “Jacobina, Balada para um Cristo Mulher” e “A Exceção e a Regra”, de Bertold Brecht – nesta, encenada pelo Ói Nóis Aqui Traveiz, participou também como compositor, ao lado de Johann Alex de Souza e Mário Falcão, musicando as letras do dramaturgo alemão. Mais tarde, este repertório seria mostrado por ele em show no Instituto Göethe. Em 2000, recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre o Prêmio Qorpo Santo, por inúmeros e relevantes serviços prestados à cultura local. Em 2002, lançou o CD "Quem Tem Boca é Pra Cantar".

Mário Falcão, compositor, cantor e violonista de Porto Alegre – RS – Brasil. Atualmente, além de divulgar o novo CD, está produzindo outro, em parceria com o uruguaio Sebastián Jantos. Recentemente, o CD AMADOR recebeu três indicações para concorrer ao Prêmio Açorianos de Música, edição de 2012; nas categorias Disco, Intérprete e Compositor de MPB. Em 2011, lança o álbum AMADOR na Internet sob o patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Neste mesmo ano, o trabalho é editado em CD (com distribuição da Tratore). Em 2010 e 2009, participa de shows em Montevidéu, com os uruguaios Sebastián Jantos, Nicolás Klisich, Javier Cardellino e Dany Lopez entre outros nomes da nova cena musical do Uruguai. Em 2005, recebe o Prêmio Açorianos de Música - Melhor Compositor e Melhor Disco de MPB por seu primeiro CD - Mário Falcão - lançado em 2004 através do Fumproarte. Conta ainda um histórico de participações em shows e em gravações, seja apresentando trabalhos próprios ou colaborando com outros artistas, como o caso daOrquestra de Mantra Rudráksha, grupo que integrou e com o qual realizou apresentações no Brasil e em Portugal.


Entrada: R$15 Estudantes: R$10
Foto: Clara Martinez Falcão Apoio:
Arte: Letícia Nunes