terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esquina Democrática? Aonde!?




Publicamos comentário do ator Marcelo Aquino a respeito do episódio ocorrido este mês na Esquina "Democrática", centro de Porto Alegre. Dia 16 de Outubro de 2010, sábado a Brigada Militar tenta parar apresentação da peça Árvore em Fogo da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FaveLA...detêm os atores ao final da apresentação, inclusive uma criança de 11 anos que participa de encenação, desrespeitando o Art.5º da Constituilção, que diz: "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE DE CENSURA OU AUTORIZAÇÃO"


É da maior importância levarmos este flagrante adiante para discutirmos a atual política cultural em Porto Alegre e no RS. Segue o comentário:


Quem mora no Rio de janeiro, sobretudo na linha de fogo entre o morro e o asfalto, não consegue mais fazer distinção entre bandido e policial. Não precisa assistir Tropa de Elite 2 para entender como as coisas funcionam por aqui. Como gaúch...o, morador de Copacabana a 4 anos, e depois de já ter virado estatística sendo assaltado, participado de tiroteio na Nossa Senhora de Copacabana e acompanhado da janela toda sorte de absurdos envolvendo a polícia carioca, sempre tive muito orgulho de falar da boa e valorosa Brigada Militar de Porto Alegre, para mim sempre exemplo como instituição que faz parte da história dos gaúchos....mas o que é que está acontecendo com a Brigada Militar de Porto Alegre afinal? Tenho lido sobre índices alarmantes de crescimento da criminalidade na cidade de Porto Alegre, e será que a brigada não tem uma tarefa importante a cumprir no combate aos bandidos? será mesmo que este é o papel da Brigada militar gaúcha? Prender artistas que estão na rua livremente se manifestando? Prender crianças? Que doideira é esta afinal? Que perigo pode representar um grupo de teatro afinal? Ou será que a policia já esta preparada para entender toda a subjetividade crítica e poder de informação de massa que o teatro pode ter...Bom ai sim!!! então este grupo poderia mesmo estar representando um perigo, propondo a reflexão, expondo as feridas da cidade e das instituições falidas e corruptas de poder instituídos...ai sim eles representam um perigo e precisam mesmo ser presos, aliás deveriam ser banidos da cidade pois este é o pior dos perigos que alguém pode representar, o perigo de fazer refletir, o perigo de desenvolver o senso crítico, o perigo de abrir na esquina democrática um grande espelho que possa refletir a imagem de uma cidade feia e doente....Cadeia para os artista de rua, algema neles e viva a esquina "democrática" viva a eterna hipocrisia dos pampas!!!!

Nenhum comentário: