terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sou feito de?..


É possível fazer uma peça em que o ator fala sem se preocupar com a personagem? Ou uma apresentação mais tecnológica, onde o público só se comunica com a atriz por meio de um telão, é menos real? E uma cena na qual você não sabe se o que se passa é mentira ou verdade e te deixa ali, atento, tentando desvendar o mistério, existe?
Em um mundo com informação de sobra, os limites entre realidade e ficcão ficam menos claros. A arte, que tem o esforço milenar de reflexionar sobre nossa existência, dialoga com esse momento em que vivemos. E o teatro, quando leva para o palco esses processos de mudança atuais, é chamado de "pós-dramático".




Os adolescentes, que vivem a fase da descoberta, sabem como ninguém lidar com essas transformações. Há uma natural pré-disposição de estarem constantemente atualizados, o que dá a eles uma excelente aptidão para transitarem pelo teatro pós-dramático.

O "Sou feito de", proposto por Karine de Oliveira Cupertino e o MEME - Santo de Casa Estação Cultural, é o espaço ideal para o encontro entre os adolescentes e esse teatro contemporâneo. Um lugar para experimentos que traduzem a forma não exata do mundo e refletem todas essas transformações - fazendo a própria transformação.

 










“SOU FEITO DE...”
Iniciação teatral para adolescentes
Karine Cupertino atividade gratuita
5 de novembro - sábado
15 horas


Karine de Oliveira Cupertino é formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina em Licenciatura e Bacharelado em Teatro. Durante a faculdade formou o Tal grupo com intuito de pesquisar a linguagem do Playback Theatre. No grupo, dirigiu a peça Dê um jeito nessa casa e organizou e participou de dois eventos de intervenção artística na cidade de Florianópolis. Em seus trabalhos acadêmicos destaca-se a direção da peça Pari Passu com base em teatro documental em que sua mãe, Marlene de Oliveira Cupertino, foi a atriz; e a atuação nas peças Ao regular a tempestade e Ímpeto, ambos os trabalhos dirigidos por Pedro Bennaton, diretor do ERRO grupo de Florianópolis. Durante a graduação, deu aulas de iniciação ao teatro na Penitenciária Feminina de Florianópolis. Em colégios, lecionou aulas de performance para adolescentes e, com crianças de 4 anos, propôs uma vivência com base na metodologia do Process Drama.



Reservas
MEME Santo de Casa Estação Cultural
Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Poa
30192595 centromeme@centromeme.com.br

Nenhum comentário: