quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

INTRODUÇÃO A PERCUSSÃO ATRAVÉS DO CORPO


com Lucas Kinoshita
14 a 16 de fevereiro
terça, quarta e quinta
18h30 - 20h30 (6hs/aula)

Investimento: R$95,00

Lucas Kinoshita, ou Kino, ministrará o curso Introdução a percussão através do corpo nos dia 14, 15 e 16 de fevereiro no Meme. O baterista e percussionista abordará assuntos como música corporal, improvisação dirigida, pulso e compasso e como tocar instrumentos de percussão em geral, sempre partindo do corpo, nosso principal instrumento.
    A Música Corporal tem a intenção de revelar ao participante que a música não está nos intrumentos, mas sim em nós. A idéia é usar o nosso corpo como facilitador da aprendizagem dos ritmos abordados, mas principalmente como finalidade na busca de uma sonoridade que seja suficientemente agradável sem precisar fazer necessariamente o uso de instrumentos. Um exemplo e também uma inspiração é o grupo brasileiro de música corporal Barbatuques.
    Improvisação Dirigida segue uma nova tendência musical chamada soundpainting. Kino usará adaptações feitas de autores específicos que desenvolvem um trabalho através de senhas visuais pré combinadas. O exercício tem o principal objetivo de instigar a expressão musical espontânea de cada oficineiro. A principal referência nesse sentido é o argentino Santiago Vazquez e seu trabalho com o grupo de percussão La Bomba de tiempo.
    O curso é voltada para todas faixas etárias e não há pré requisitos. A ideia é propiciar um curso descontraído e que sirva tanto para professores de música como para professores em geral, dançarinos, atores ou a quem simplesmente se interesse pelo assunto e nunca praticou antes.


SERVIÇO

    OFICINA: Introdução à percussão através do corpo
    DATA: 14, 15 e 16/02/12 (terça, quarta e quinta)
    HORÁRIO: 18h30 - 20h30 (2h)
    VALOR: R$ 95,00 (o curso de 6h/aula)
    LOCAL: Mema - Lopo Gonçalves, 176
    INSCRIÇÕES: centromeme@centromeme.com.br / 3019 2595
    LIMITE DE VAGAS: 15


PROGRAMA

14/2 - Aquecimento e trabalho de “limpeza auditiva”
    - O corpo musical, pulso e compasso
    - A música do corpo fora do corpo - Vídeo: Stomp
    - Brincadeiras percussivas com corpo e percussão não convencional

15/2    - A música corporal, timbres e técnicas
    - Vídeo: Barbatuques
    - Tocando ritmos e grooves no corpo
    - Improvisando no corpo e nos intrumentos
    - Fusão corpo, música corporal e percussões
   
16/2    - Improvisação dirigida através de senhas pré combinadas
    - Vídeo/áudio: La Bomba de Tiempo
    - Técnicas de alguns instrumentos de percussão
    - Arranjo e execução percussiva de algumas músicas escolhidas pelo grupo

RELEASE KINO
    Formado em licenciatura em música pelo Instituto Metodista do Sul - IPA, Lucas Kinoshita é baterista, percussionista, tocador de sopapo e backing vocal. Kino foi diretor de trilha sonora e diretor de percussões do documentário O Grande Tambor (sobre o Sopapo) e faz parte do trabalho solo de Orestes Dornelles,  Richard Serraria, Giba-Giba e Lucio Salimen e Sonora Luz. Também faz parte das bandas Bataclã FC, Camerata Brasileira, Dissonasso, do trio Trem Imperial e do espetáculo Yakupampa. Fez parte do grupo de percussão corporal Batukatu e gravou Sopapo nos cds dos uruguayos Dany López, Sebastián Jantos, Damian Gularte e Javier Cardellino e dos brasileiros Richard Serraria, Bataclã FC, Marcelo Delacroix, Mário Falcão, dentre outros. Atuou como percussionista da peça teatral infantil Pipi Meia-Longa (vencedora do Prêmio Tibicuera 2007 em três categorias e indicada ao prêmio de melhor trilha sonora), como baterista no projeto infantil Zuando Som, no espetáculo circense Circo Teatro Girassol e ao lado de nomes como Angelo Primon e a espanhola Queyi.
    Como professor de bateria, percussão e musicaliação, trabalhou na escola Espaço de Criação Musical e no projeto Ouviravida-SESI música, em Gravataí, RS. Hoje é professor nas escola Cordas & Cordas e no Instituro Musical Verdi. Como produtor realizou a pré-produção da trilha sonora do documentário o Grande Tambor, no Tamborearte Estúdio Móvel, a co-produção do disco Pampas Esquema Novo (Richard Serraria), está produzindo o disco bailaDO (Orestes Dornelles) e junto da Tamborearte Produções realizou a 1ª Llamada Porto Alegre.

Nenhum comentário: