No último Espaço Improviso, promovido pelo Centro Meme, quem lá esteve assistiu às performances das meninas da Comunidade Rubem Berta, que fazem parte de um grupo de dança coordenado pela educadora física Vanice Loose. A seguir, uma breve e interessante entrevista onde ela nos conta como iniciou este trabalho, quais as suas metas e os seus desafios!
entrevista de Fernanda Stein
Vanice, fala um pouco de ti e do teu trabalho.
Meu nome é Vanice Loose e sou professora de Educação Física (UNISINOS) com Pós-Graduação em Psicomotricidade(PUC).
Desde 1990 trabalho com crianças e adolescentes na área de atividades físicas e desenvolvendo projetos na área cultural nas escolas. A busca constante por uma educação física diferenciada me acompanha desde o início do curso, a dança e o teatro são uma consequência destes trabalhos. O aluno sente necessidade de expressar suas emoções e uma das possibilidades é a dança e a outra é o teatro, além do jogo que os mesmos estão acostumados a realizar em aula.
Criar um espaço para vivenciar a dança é a proposta inicial e a partir desta criar outros espaços como grupo construindo respeito, responsabilidade, sociabilidade, auto- estima e principalmente um cidadão atuante.
Como surgiu a idéia de formar um grupo?
A idéia surgiu da necessidade das crianças em fazer algo diferente em conjunto com a minha de fazer algo por nós, enquanto comunidade escolar. Em 2006 as aulas iniciaram de forma tímida e em horários diversos de acordo com o meu tempo disponível na escola. Surgiram então as parcerias, com os pais mais atuantes e presentes no projeto e com o MEME. A relação do grupo com o MEME ocorreu através de oficinas mediadas por Paulo Guimarães, também em 2006, e muitos do grupo muitas vezes não podiam ir por falta de "grana" .
Hoje em 2008, passados 3 anos estamos aqui, firmes e fortes com o que restou do grupo com uma aula semanal nas terças-feiras e já conquistamos muita coisa juntos, como: a camiseta do grupo através de uma rifa, sair do espaço só da escola Júlio Brunelli, participar do Sarau do MEME e de um Seminário na UFRGS.
Como é a estrutura de vocês para trabalhar e quais algumas das dificuldades?
Temos estrutura básica: uma sala ampla, um som e uma hora semanal para ensaiar. Mas nos falta orçamento para poder pagar um micro ou uma van pra sair da escola e participar de eventos (temos que ir de ônibus de linha), os horários de saída tem que ser adequados tanto pra mim quanto para elas, para a professora porque o horário escolar é de 40hs semanais e para as alunas a noite fica complicado pelo alto índice de periculosidade da comunidade. Tudo deve ser muito bem planejado e bem pensado por todos, professora, pais e alunos.
Sabemos das nossas dificuldades e elas só nos mostram que temos que batalhar um pouco mais, mas que mais cedo ou mais tarde chegaremos lá.
Como tu poderias avaliar a mudança destas meninas desde que começou o grupo?
Quanto a mim acredito que elas melhoraram muito em vários aspectos, mas achei interessante colocar a opinião delas mesmas já que fazemos tudo juntas.
“Eu acho depois que eu entrei para o grupo de dança, eu me tornei uma pessoa mais desinibida, mais comunicativa, conheci pessoas novas e diferentes. Adoro dançar desde pequena, por isso resolvi entrar no grupo e estou nele até hoje, porque faço o que gosto.”
Viviane (14 anos)
“Bom, pra mim tudo mudou, eu aprendi bastante e aprendi a confiar mais em mim. Em meu conceito, o grupo de dança ajudou todas nós. A gente tem mais atitude do que no começo. Eu tiro o chapéu pra “profe”, ela é 10.”
Stephanie (14 anos)
“Eu resolvi entrar na dança, porque minha saúde iria mudar e junto com isso meu corpo melhorou também. Eu gosto muito de dançar, tinha muita vergonha de todos e não gostava disso. Agora nas apresentações ou até mesmo na sala de aula não tenho mais vergonha, minha auto estima mudou e estou mais confiante. Tudo isso por causa da dança.”
Alessandra (13anos)
“Eu acho que mudou muita coisa na minha vida, minha postura,minha força de vontade na escola, meus hábitos em casa, uma vontade de me arrumar mais e mostrar quem eu realmente sou. Gostar mais das pessoas e aceitá-las como elas são e estão.”
Carolline Gularte da Silva (15 anos)
“Melhorou a minha vida que antes era sedentária. Me incentiva a fazer outras coisas. Me interessei mais por dança. Antes eu era mais fechada com as pessoas e agora já estou mais "sem vergonha".
Jamile (13 anos)
“Quando eu entrei na Dança, mudou muita coisa, antes eu era envergonhada, errava os passos e tinha vergonha. Aprendi a olhar outras culturas.”
Ariel Santos(13 anos)
Todas estas impressões que ficaram e que ficam com estas meninas é a prova maior de que as mudanças são possíveis, lentas, quase imperceptíveis mas que no final do processo fazem a diferença.
Quais são os projetos do grupo para 2009?
Quanto a 2009 pretendemos continuar os nossos encontros semanais, existe a proposta da aumentar estes encontros, possibilidade de ampliar o grupo e também de transformar estas meninas em multiplicadoras trabalhando com os "pequenos" do primeiro ano. Sem dúvida continuar nossas parcerias e quem sabe poder ampliá-las e muito mais que tudo isso que foi dito permanecer com o nosso lema, ser feliz fazendo o que gosta e ensinar isso aos outros.
Como nosso nome fala por si só, PROJETO EDUCAR DANÇANDO.
Desde já agradecemos a oportunidade e esperamos por outros momentos compartilhados
Beijos
Fani
Um comentário:
O que me cativou a trabalhar com estas meninas foi a seriedade e responsabilidade que a "Fany" tem para com elas. É um trabalho digno de respeito e admiração por não só desenvolver o potencial artístico delas, mas tb. por formar cidadãos.
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