segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O que é Yoga?







por Ariane Donato Villafan





Se você escolheu ler esse artigo já deve ter se perguntado, O QUE É YOGA?

Yoga é uma prática milenar hindu que tem o propósito de evolução pessoal através do auto- conhecimento.

Existem muitos tipos de yoga, alguns devocionais mais voltados para a meditação, outros filosóficos onde se busca a compreensão das escrituras (Vedas), e alguns mais práticos, onde a percepção do interior se dá inicialmente através do corpo físico, como o Hatha yoga.

A palavra Yoga em sânscrito significa união, do Eu interior com o universo. E como se dá essa união? É muito simples, a nossa energia vital vibra na mesma intensidade da energia da natureza universal, basta aprendermos a fazer esta conexão. E quando conseguimos conectar o nosso interior com o universo, percebemos que nossos pensamentos e ações influenciam no todo e vice-versa.

Passamos então a transformar nossa vida pois nos tornamos mais conscientes de nossas escolhas evitando o sofrimento, aprendemos a aceitar situações que antes nos irritavam, aprendemos com as dificuldades ao invés de nos vitimizar nos lamentar. Enfim, os ensinamentos são infinitos e a paz prevalece em qualquer situação.

É uma caminhada longa, onde a paciência e a persistência devem estar presentes diariamente. Começamos pela percepção do corpo físico e controle da mente, buscando a saúde física e mental, depois começamos a perceber o “corpo energético”, a ação dos chakras e a união com nossa natureza interior, encontramos com nosso EU. Esse EU é a manifestação do nosso interior sem a interferência da mente. A mente está sempre transitando entre o passado, trazendo informações de coisas que vivemos, e o futuro, criando expectativas em situações que não aconteceram ou que nunca acontecerão. Isso nos impede de estarmos presentes no momento real, sem falsas ilusões ou expectativas.

Quer experimentar??


Procure sentar numa posição confortável preste atenção na sua respiração, amplie o ritmo respiratório e deixe os pensamentos de lado, nada mais importa nesse momento somente a sua respiração, se os pensamentos aparecem você abstrai, mergulha na sensação de respirar...

Depois de ficar alguns minutos assim perceba como foi? Se você ficou irritado, inquieto é porque você realmente precisa PARAR um pouco e perceber de onde vem essa agitação; se conseguiu se concentrar um pouco, que bom já está dando o primeiro passo; se você conseguiu perceber uma sensação de paz e alegria, ótimo siga em frente porque é apenas o começo.

Então a prática do yoga é assim, simples e complexa ao mesmo tempo, quanto mais você se conhece mais percebe que tem a aprender e principalmente, percebe que TUDO que você precisa está dentro de você. A FELICIDADE É UM ESTADO PERMANENTE, INERENTE AO SER, NÃO DEVE DEPENDER DE COISAS EXTERNAS!!

NAMASTE (o sagrado que há em mim, cumprimenta o sagrado que há em ti).


Ariane Donato Villafan é professora de Educação Física e dá aulas de dança contemporânea e Yoga. É professora e bailarina do Meme desde 2005.


Nenhum comentário: