por Fernanda Stein - bailarina e pesquisadora do Grupo Meme. Durante o mês de janeiro de 2010, enquanto a sede do Meme permaneceu em reformas, Liane Venturela foi convidada a dar uma Oficina de Máscaras pela segunda vez em nosso espaço, agora na Casa Verde (José do Patrocínio, 278). Aprofundando as técnicas aprendidas no verão de 2009, o trabalho de Liane foi, sem dúvida, um presente para o grupo. Com delicadeza e grande profissionalismo, nos guiou pelo universo das máscaras e, através de diversas técnicas, nos trouxe algo mais verdadeiro no ato da representação. Abaixo, segue uma breve entrevista com a atriz, realizada durante a oficina. Meme: Como surgiu o interesse e a oportunidade de estudar/ pesquisar as máscaras? M: Quais são, na tua opinião, os maiores desafios para o ator / bailarino no trabalho com as máscaras? M: Como foi que tu passaste a enxergar o corpo e o expressar-se através dele a partir do momento em que utilizou a máscara? Tua expressão corporal se modificou/aprimorou? Como foi isso? M: Já vi trabalhos onde bonecos contracenavam com atores "normais". M: Como tu buscas conhecer o personagem a ser interpretado? Na tua carreira, existe algum que se destaque em relação aos demais? Por quê? LianeVenturella iniciou sua trajetória como atriz em 1984, formou-se na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre (Londres) durante os quatro anos em que morou lá também aprimorou seus estudos nos seguintes cursos: MIME SCHOOL, curso de mímica com Ronald Wilson (1991), MASK AND THE ACTOR, curso de máscaras com Lorna Marshall (1992). Em 1996, em Londres novamente, participa dos workshops de: Joff Shaffer _ Trestle Theatre _ TRABALHO DE MÁSCARAS Estuda também na École Philippe Gaulier, cursando Melodrama, Clown e Bufão. Entre os espetáculos que participou destacam-se: DECAMERON, de Giovanni Boccacio, direção de Luis Henrique Palese, UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de Ziraldo com direção de Adriane Mottola, O BARÃO NAS ARVORES, de Ítalo Calvino com direção de Roberto Oliveira, O BEIJO NO ASFALTO, texto de Nélson Rodrigues com direção de Patrícia Fagundes, DOROTÉIA, texto de Nelson Rodrigues e direção de Kike Barbosa, AUTO DA COMPADECIDA com o grupo Depósito de Teatro PRÊMIO AÇORIANOS DE MELHOR ATRIZ COADJUVANTE 2001, TODA A NUDEZ SERÁ CASTIGADA de Nelson Rodrigues com direção de Ramiro Silveira, “AQUELAS DUAS” orientação e dramaturgia de Nélson Diniz, CALAMIDADE, com direção de Cláudia de Bem. PRÊMIO AÇORIANOS DE MELHOR ATRIZ 2006, DENTROFORA de Paul Auster direção de Carlos Ramiro. |
Trazendo diferentes expressões artísticas para um diálogo aberto, o Grupo de Pesquisa do Movimento desenvolve espetáculos, laboratórios, espaços-improviso, performances, debates, palestras, sempre valorizando processos de criação artística e buscando uma linguagem própria e poética para a dança. Criado em janeiro de 2004, por Paulo Guimarães, bailarino da Quasar Cia. de Dança (1998 a 2003), atualmente o Grupo reside no MEME - Centro Experimental do Movimento, em Porto Alegre – RS.
terça-feira, 2 de março de 2010
A Arte de compartilhar o conhecimento de Liane Venturella
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Um comentário:
Foi mais do que um curso, foi uma experiência de vida!
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