sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Exposição de fotografias “OFÍCIOS ANTIGOS”


Exposição de fotografias
“OFÍCIOS ANTIGOS”
Leticia Nunes
de 21 de setembro a 05 de novembro

Fotografias do livro OFÍCIOSANTIGOS DE PORTO ALEGRE
ROSSANNA PRADO • CÁRMEN NUNES • LETÍCIA NUNES
(Porto Alegre: Edição do Autor, 100p, 2011)
                  Sob a ótica do Patrimônio Cultural, o Livro "Ofícios Antigos de Porto Alegre" traz 20 ofícios manuais e populares, presentes na cidade há mais de 100 anos. Sapateiros, engraxates,  relojoeiros, construtores de instrumentos, marceneiros, afiadores de facas, ferreiros, tipógrafos, pintores letristas, barbeiros, alfaiates, fotógrafos, artesãos indígenas, pescadores, tratadores de cavalos, produtores rurais, padeiros, açougueiros, cozinheiros e doceiros de rua - herdeiros de relações produtivas ancestrais - tiveram suas mãos e ambiente de trabalho registrados, evidenciando a importância de sua contribuição como agentes qualificadores das relações de pertencimento na cidade.
                  O resgate fotográfico das técnicas, ferramentas e oficinas desses artífices, suas histórias de aprendizagem e de produção autônoma, busca dar visibilidade às práticas de microeconomia que se centram na transmissão oral, pela relação mestre-aprendiz. A obra foi selecionada pela Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais – Região Sul, em 2010.
Financiamento: Funarte – MinC
Realização: Catando Milho    

Breves Currículos das autoras:
Rossanna Prado – Cientista Social com ênfase em Antropologia (IFCH-UFRGS); Mestranda em Planejamento Urbano e Regional – PROPUR/UFRGS; e Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos PROPUR/UFRGS.
Cármen Nunes – Arquiteta e Urbanista (FAU/UFRGS); Especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural (CECI-PE); e Especialista em  Patrimônio Cultural em Centros Urbanos PROPUR/UFRGS.
Letícia Nunes – Designer Gráfica; Tecnóloga em Fotografia pela ULBRA/RS; e acadêmica IA-UFRGS.

Nenhum comentário: