quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quantas camadas sobrepostas compõem a nossa vida, o nosso dia-a-dia?

O que ainda não foi dito - divulgação
Projeto híbrido de resgate de identidades através de uma pesquisa arqueológica profunda e pessoal. A pergunta é: quantas camadas sobrepostas compõem a nossa vida, o nosso dia-a-dia? A resposta está em cena a partir do dia 27, no MEME Santo de Casa Estação Cultural, onde cinco bailarinos/intérpretes ficarão imersos num processo de pesquisa coletivo, tendo como ponto de partida uma folha em branco. Por meio de diferentes propostas, jogos e dinâmicas, as cenas serão construídas partindo das experimentações, num caminho repleto de surpresas e emoções.
Dirigido por Paulo Guimarães, o Grupo Meme iniciou sua pesquisa de movimento em 2004 e em abril de 2010 passou a residir em espaço próprio, um charmoso sobrado na Cidade Baixa, em Porto Alegre. É neste espaço que o grupo monta e apresenta seus trabalhos artísticos e promove encontros com diversos segmentos das artes. Já passaram por esta casa Olga Roriz, de Portugal, Dudude Herrmann, de Minas Gerais, Márcia Strazzacappa e Valéria Franco, de São Paulo, Berê Fuhro Souto, do Rio Grande do Sul, o gaúcho radicado em Belo Horizonte Peter Lavratti, Minako Seki, japonesa radicada em Berlim, considerada uma referência em dança butô, entre outros nomes da dança.
Mas quando se fala do Grupo Meme, se faz necessário ressaltar a importância do diálogo de processos híbridos de criação artística que o Grupo explora em sua pesquisa. As gaúchas Eny Such, Niúra Borges, Marga Leyser, Marisa Rotenberg e Deborah Finocchiaro, bem como a Cia. de Teatro Nú Escuro, de Goiás; Arthur Barbosa, do Ceará; Dalga Larrondo, de São Paulo, entre outros artistas, acompanham e são colaboradores direta e indiretamente dos processos de criação artística. Paralelamente à pesquisa, o Grupo Meme promove a produção de diversos artistas e coletivos que apresentam-se na sede do grupo.
 

O QUE AINDA NÃO FOI DITO

Espetáculo de dança com Grupo MEME 27 de abril e 04 de maio, 21h

Ingressos: R$ 20,00 Descontos: Estudantes e classe artística: 25% Senior: 50% Ingressos antecipados: bilheteria do MEME Santo de Casa de segunda e sábado, das 11h às 19h Rua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre Fone 30192595
Ficha técnica:
Coordenação geral: Paulo Guimarães Produção: Grupo Meme Bailarinos: Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski, Pascal Berten, Paulo Guimarães e Sônia Guasque. Vídeo: Marcelo Monteiro Figurino: Ana Medeiros Trilha sonora: Tiago Rinaldi Fotos: Fábio Zambom

quarta-feira, 3 de abril de 2013

GUERREIRA - SHOW COM KARINE CUNHA

Nos dias 03, 10 e 17 de abril a cantora e compositora Karine da Cunha apresenta o show GUERREIRA na programação do Meme Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves,176), 21h. No repertório composições próprias e do cancioneiro popular que cantam a energia guerreira de Ogum (São Jorge como é chamado no catlicismo) e de Iansã (Santa Bárbara). Ambas entidades e o arquétipo do guerreiro estão presentes na obra autoral de Karine desde o seu primeiro CD “Fluida”lançado em 2005 que abre com a faixa “Fogueira” e cita Oyá (nome de Iansã em yorubá). Já o segundo CD de Karine “Epahei” que traz no título a saudação a Iansã em yorubá, tem na primeira faixa “Canto de Ogum”. Em 2012 Karine lançou “Sagrado Feminino” que traz “Deusa Guerreira”entre outras canções que saúdam o arquétipo do guerreiro. Karine é uma artista muito inspirada e só da ideia de reunir essas canções para o show GUERREIRA, já surgiram novas canções que o público vai poder conferir em primeira mão nesta temporada no Meme. Karine que canta, toca violão, cavaquinho e percussão, neste show leva para o palco canções gravadas por cantoras que vem influenciando sua carreira como Rita Ribeiro, Maria Betânia e Clara Nunes. E ainda canções que tornaram-se clássicos da MPB como “Jorge da Capadócia, “Lua de São Jorge”, “Domingo 23” entre outras.

O show é uma homenagem a todos os arianos como São Jorge (23 de abril) e a todas as arianas como Karine da Cunha (17 de abril) que em 2013 completa 15 anos de carreira e depois de três anos morando em Santa Catarina voltou a residir em Porto Alegre reintegrando a cena musical da cidade com vários novos projetos como o show GUERREIRA.

SERVIÇOS:
Show GUERREIRA com Karine da Cunha
Dias 03, 10 e 17 de abril, 21h
Ingressos no local a R$ 20
Local: Meme Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 Cidade Baixa)