terça-feira, 16 de agosto de 2011

Música no MEME Santo de Casa



MEME Santo de Casa Estação Cultural apresenta, no dia 19 de agosto, o show acústico da Tribo Brasil. A banda, formada em 2003, traz consigo a proposta de pesquisa e prática da música popular brasileira, com canções da velha e nova geração, apresentando variados ritmos como samba, bossa nova, baião entre outros.


A banda toca além do trabalho autoral, variados temas da música popular brasileira que foram objeto de estudo ao longo dos anos como: Dorival Caymi, Cartola, João Bosco, Caetano Veloso, Noel Rosa, Novos Baianos, Paulinho da Viola, Jorge Ben entre outros. Sempre alterando arranjos, tons, solos e estruturas, para criar Pout Porris interligando músicas e compositores distintos.

A banda tem vasto currículo prestado a MPB com vários projetos musicais, um deles é o espetáculo em parceria com as bandas Roda Viva e Carne de Panela: “O Maestro, O Malandro & O Poeta” que interpreta a obra de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. O show Tom, Chico & Vinicius que conta com a participação de 13 músicos em palco, foi transmitido no programa Palcos da Vida (TVE) com ingressos esgotados no Theatro São Pedro.

A apresentação, com início às 19 horas, conta com os músicos Gabriel Maciel (violão/voz) Eduardo Aresso (violão/guitarra/voz), Vinicius Ferrão (cavaco) Gabriel Cabelo (percussão/voz). Ingressos a R$10,00 (desconto para estudantes, alunos do MEME e terceira idade)


Projeto Resgate

Uma reunião de músicos, amigos e apreciadores do samba tradicional. Essa é uma definição que mais se encaixa no Projeto Resgate, que segue buscando preservar o samba em seus aspectos originais em diversos cantos da cidade. Entre o repertório do grupo estão várias vertentes do estilo: samba de terreiro, samba de morro, partido alto, samba enredo, entre outros. Durante as apresentações, a idéia é preservar o modo de tocar antigo, evitando ao máximo amplificação e outras alterações que saiam do modelo original. A pesquisa e a manutenção da cultura do samba em sua origem é uma das razões de ser do Projeto.

O projeto Resgate já formou rodas com Moacyr Luz, Nei Lopes e realizou uma homenagem à Escola Império Serrano, entre outras. Além de apresentar-se em diversos pontos de Porto Alegre, o Resgate já apresentou-se em Florianópolis.

Atualmente, o Projeto prepara uma homenagem ao sambista Chico Santana, ex-integrante da velha-guarda da Portela. Essa homenagem (que acontece em comemoração do centenário do compositor) será realizada por rodas de samba de vários pontos do Brasil (MG, SP, RJ e RS) ao longo do ano de 2011e o fechamento será em setembro no Rio de Janeiro, numa integração entre diversas rodas do país.

Nenhum comentário: