sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Territórios da Cultura em discussão


O IV Encontro MEME de Arte Experimental apresenta em sua quarta edição, o tema “Territórios da Cultura”. Como convidados, além de vários artistas locais, contamos com a presença de artistas de Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO.
Constituir um “território de cultura” tem sido uma constante busca na trajetória do Grupo Meme, um território construído por mãos conscientes do que significa compartilhar e que respeite as individualidades.
Como artistas, quando se fala em território da cultura pensamos num lugar onde se possa trabalhar em paz para desenvolver o potencial criativo que emana do “ser” humano; extravasar as necessidades de expressão; não ter a preocupação com o resultado mesmo tendo consciência de para quem e aonde vamos “apresentar”. Como gestores e promotores o território adquire um status de investimento e conseqüentemente necessita de uma infra-estrutura para estabelecê-lo e mantê-lo.
A questão, que serve como pergunta para todos os segmentos envolvidos é: - Trata-se de um investimento lucrativo e por este motivo vale a pena investir em um território da cultura?
O IV Encontro MEME vem com a finalidade de discutir e refletir a cerca destas questões, sempre com o intuito de cada vez mais edificar pontes, criar e fortalecer nossas redes de contatos e buscar soluções em prol de uma sociedade mais humana.
Paulo Guimarães, coreógrafo e coordenador do
MEME Santo de Casa Estação Cultural.



Programação

2 de setembro - sexta-feira 

19h    Recepção

21h    Cozinha do Artista    Convidada: Márcia Strazzacappa com a performance “Dona Clotilde”.
    Valor: 60 reais (antecipado 50 reais)

Entrada: Croutons de pão árabe com dip de beterraba e ervilhas.
Prato principal: Rizotto de Zuchinni a La Crema. Salada Caprese. Mix de Folhas com parmesão e croutons.
Sobremesa: Torteletes de maçã com sorvete de gengibre.


3 de setembro - sábado
9h - 12h    Oficina Dança Contemporânea e suas Questões
    (6 h/aula)
        ministrante: Dudude Herrmann (Belo Horizonte/MG)
        Valor: 60 reais (antecipado 50 reais)

Esta oficina aborda questões tanto diretas como correlatas ao movimento em si, abrangendo as intensidades destes corpos, trazendo a questão do que pode vir a ser um corpo, e do que este corpo entende sobre estados de dança. A dinâmica desta prática segue com exercícios que estimulam a fisicalidade, a espacialidade, o ritmo, a percepção dos sentidos e em um segundo momento trabalhar com exercícios direcionados para a improvisação, deixando que o aluno perceba suas estratégias de composição. Esta atividade é indicada para bailarinos, artistas da cena e pessoas afins com uma prática corporal e curiosas com as notícias do movimento. Recomendado para maiores de 18 anos.

Dudude Herrmann (BH), bailarina, improvisadora,performer, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança. É idealizadora, coordenadora do evento “Ciclo de confluências-Ideias de...”. Desenvolve parcerias criativas com diversos artistas, trabalha em seu atelier de criação, onde promove eventos ligados a arte contemporânea. Segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida.

12h        Almoço
       
14h    Mesa Redonda “Territórios da Cultura”
convidados: Dudude Hermann(MG), Márcia Strazzacappa (SP), Valéria Franco (SP), Valéria Figueiredo (GO), Lenir Lima (GO), Rosane Baptistella (SP), Pascal Berten (Alemanha), Breno Ketzer (SMC-POA), Vinícius (SATED),  Marise Siqueira (ASGADAN), Daniela Castro (Rio Grande), Alexandra Dias (UFPEL),  Liége Biasoto (SMC), Áurea Feijó - Associação Pró-Dança de Novo Hamburgo, Wagner Ferraz (IACEN/SEDAC)
Performance
Entrada Franca

17h    Coffee Break

17h-20h    Oficina Percussão e Movimento (3 h/aula)
    Mimmo Ferreira (RS) e Valéria Franco (SP)
        Valor: 50 reais (antecipado 40 reais)

Esta oficina propõe  trabalhar a técnica de dança contemporânea voltada para processo de criação a partir de exercícios de improvisação nos quais a música percussiva  e a exploração espacial são partes fundantes. Voltada para estudantes de graduação em dança e/ou artes cênicas, estudantes de pós-graduação, artistas performáticos, músicos,  artistas da dança, artistas cênicos.


21h    Apresentação “Sobre Mulheres e Lobos”
        Valor: 16 reais (antecipado 10 reais)
direção artística de Paulo Guimarães (ex-integrante da Quasar Cia de Dança), figurino de Helô Cardoso e intérpretes Márcia Strazzacappa, Valéria Franco e Rosana Baptistella e que faz parte dos trabalhos do Grupo de estudo Laborarte de Campinas.


4 de setembro - domingo

9h - 12h    Oficina Dança Contemporânea e suas Questões
        ministrante: Dudude Hermann (Belo Horizonte/MG)

12h  Almoço
        Baru Café Bistrô
        Valor: 20 reais

14h - 17h    Resultado da oficina de Dudude
        Roda Circular
        Mostra de Arte Experimental
        Entrada Franca

18h30        Performance “A cor do tempo”
        Lenir de Lima (GO) e Thais Freitas (RS)
        Entrada 1 kg de alimento não perecível
Duas mulheres que transpõem, para o palco, uma vida dedicada à dança. Lenir de Lima, uma de suas precursoras em Goiás, e Thais Freitas, testemunha desta arte no  estado do Rio Grande do Sul, apresentam com simplicidade e sabedoria o que vivenciaram em suas trajetórias. Esta imperdível performance é a expressão biográfica de uma geração, aberta ao diálogo na contemporaneidade.




Valores:

Oficina Dudude Hermann: 60,00
Oficina Mimmo Ferreira e Valéria Franco: 50,00

Apresentações:
16,00 (10,00 alunos Meme, estudantes e terceira idade)

Passaporte:
2 oficinas + 1 apresentação + jantar = 140,00 (até 01/09)
Mostra Experimental, Mesa Redonda: entrada franca




Apoio Cultural:







Um comentário:

Paulo Guimarães disse...

IV Encontro Meme de Arte Experimental foi uma oportunidade de mergulho no "espaço de indeterminação" da arte experimental... Que venham muitos!